Criado pelo SESI-SP em 1999, o programa incentiva o consumo de alimentos com alto valor nutritivo, principalmente in natura, e conscientiza a população sobre o aproveitamento integral dos ingredientes.

A iniciativa foi elaborada a partir de pesquisas, que avaliaram os hábitos alimentares no Estado, e mostraram que partes importantes dos alimentos eram descartadas por falta de informação sobre suas propriedades e possibilidades culinárias.

A partir desses dados, foram criadas receitas que utilizam partes não-convencionais dos alimentos como cascas, talos, folhas e ramas e dão origem a pratos saborosos, nutritivos e econômicos. O conteúdo é disponibilizado em cursos oferecidos em 32 unidades do SESI-SP, distribuídas em 30 municípios do Estado.

Além da parte prática, que ensina a preparação de pratos, as aulas também incluem informações teóricas como as funções dos alimentos, o planejamento de compras, o reconhecimento e seleção de produtos, os cuidados no armazenamento e no preparo e o aproveitamento de sobras.

A carga horária dos cursos varia de acordo com o público-alvo. Os cursos voltados para a população em geral têm carga horária de 4 horas.

Unidades do SESI-SP que oferecem o curso Alimente-se Bem

Araçatuba, Araraquara, Araras, Bauru, Botucatu, Campinas (Unidades I e II), Franca, Indaiatuba, Itu, Jacareí, Jaú, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, Santos, Tatuí, São Caetano do Sul, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo (Ipiranga e Vila Leopoldina), Sorocaba e São Bernardo do Campo.

Procure a unidade de sua preferência: [https://www.sesisp.org.br/unidades]