O Programa Alimente-se Bem, proposta de reeducação alimentar que combina saúde, boa alimentação e economia, foi criado em 1999 pelo SESI-SP para difundir o conceito do aproveitamento integral dos alimentos aos trabalhadores da indústria, sua família e à comunidade em geral.

Com uma metodologia inovadora, seus princípios foram determinados a partir de pesquisas realizadas pelos nutricionistas do SESI-SP, que verificaram os hábitos alimentares no Estado, os preços dos alimentos e seu teor nutritivo. Outro aspecto observado foi o grande desperdício de partes importantes dos alimentos, na maioria das vezes, por desconhecimento a respeito de suas propriedades e possibilidades culinárias.

 

 

 

 

Para resolver as questões mais essenciais da alimentação saudável, nutritiva e econômica, os nutricionistas então desenvolveram receitas que utilizam cascas, talos, folhas e ramas. Para disseminar esse conhecimento, o programa difundiu-se em cursos nas cozinhas didáticas e unidades móveis de nutrição do SESI-SP, nas aulas do Canal Futura e em parcerias com instituições públicas e privadas, universidades, prefeituras, organizações não governamentais, entidades assistenciais e filantrópicas, atingindo públicos de todos os extratos sociais e faixas etárias, em diversas cidades de São Paulo.

Em 17 anos de existência, o Alimente-se Bem é referência na área da saúde e nutrição. Multiplicou-se em mais de mil preparações, testadas e aprovadas, impressas em livros de receitas em 12 diferentes edições, sendo um deles em linguagem em braile; entre outros variados materiais educativos. E ganhou projeção para outros estados brasileiros, gerando um programa estratégico para o SESI Nacional, o Cozinha Brasil.